Você ainda tem político de estimação?

Agora que a poeira já baixou, e eu imagino que a maioria já entendeu que político não é herói, (espero) resolvi analisar os reflexos que essa “guerra virtual” causou aqui “pras tantas” do velho oeste paulista, então, seja você Lulista ou Bolsonarista. Petralha ou bolsominion, mortadela ou coxinha… Não fique bravo, fique curioso e analise comigo.

27867295_407293079717277_2598523447132156036_n

Se eu fosse um cara mais econômico com as palavras, a matéria teria somente essa charge, que já diz tudo para o bom entendedor. No máximo eu colocaria um título, do tipo “Quem defende politico é um asno” (mas eu poderia ofender os asnos). Enfim, como nunca economizei opiniões… segue a “treta”!

Sendo sincero, eu nunca fui com a cara do Bolsonaro e tenho meus motivos particulares para isso, mas o que me incomoda mesmo são suas idéias, ou melhor, a isenção delas. É impossível falar do “Capetão,” sem lembrar do antipetismo que foi instaurado durante as eleições de 2012. Jair, é um subproduto da incapacidade do PT que foi promovido pelas intolerantes redes sociais e claro, pelo fenômeno das fake news. Ele triunfou num ringue político inédito e ate então, desacreditado, algo que até hoje tira o sono de estrategistas e cientistas políticos.

E antes que eu seja chamado de “petista”, quero deixar claro que tão pouco gosto do Lula ou do que se tornou o partido dos trabalhadores. No inicio, eu até tinha uma empatia por eles, mas há tempos eu vinha alertando sobre as atitudes erráticas, principalmente do governo Dilma. Aliás, fazer oposição ao governo é o minimo que se espera de quem entende um pouco a podridão do sistema. Estranho, é fazer oposição à quem não está mais no governo, ou ir pras ruas contra quem perdeu as eleições. Enfatizo isso, pois, é só falar do “Mito” que já ouço: “mas e o Lula, mas e o PT?”

Lula está preso babaca, e eu também queria estar comemorando isso, mas ficou muito claro que a condenação de Lula foi política. Eu não tenho duvidas que ele afanou, assim como não tenho duvidas que nosso prefeito e outros políticos também afanaram, isso é sistemático. Mas e as provas, quem tem? Imagino que a tese do Juiz Sérgio Moro, até fazia algum sentido na época, mas tais provas, só seriam suficiente para condenar um político brasileiro, Lula!

E isso nem sou eu que estou falando, não tenho a mínima capacidade de analisar um processo complexo como esse, quem tem, são os juristas internacionais que ao lado da “OAB” montaram uma comissão que reavaliou o julgamento do caso “triplex” e chegaram a conclusão que a condenação tem interesses políticos, sim!

Afinal, se Lula estivesse na disputa de 2018, Bolsonaro jamais ganharia. Ele só não disputou porque foi impossibilitado por um Juiz que em troca, foi premiado com um super ministério. A imprensa internacional deu destaque negativo a essa nomeação, pois ficou claro que havia troca de favores.

Hoje, Bolsonaro segue driblando uma oposição fora de forma e desleal, algo que nem seria tão difícil, se não fossem as “caneladas” dele, né? O “Mito” poderia aproveitar do populismo conservador que o elegeu e abranger seu legado respeitando a diversidade brasileira, que é uma das nossas principais riquezas… mas não, ele não consegue, pois, ser sexista, intolerante e racista, não era apenas uma tática de campanha, ele realmente é assim!

E pior, ainda abriu ataque contra a educação, universidades, aposentados e trabalhadores, permitindo que a economia fosse pro brejo de vez. Para seus fãs, a culpa é do PT (claro) que já está fora do governo desde 2016. Bolsonaro não sabe lidar com a economia brasileira, aliás, ele já havia avisado que não entendia nada sobre isso. Então, do que ele entende? Não sei, mas está desesperadamente tentando promover suas ideologias próprias, ao invés da pluralidade.

Ou seja, hoje, fazer oposição ao governo ficou muito fácil, ele dá tudo o que seus rivais querem, ele municia o populismo radical de esquerda que Lula e seus partidários se apropriaram indevidamente. Por outro lado, Bolsonaro perdeu seus apoiadores neutros, restando apenas a ala extremista, e é de lá, dos robôs virtuais, que ainda emana o barulho localizado que ele perderia, caso, seguisse meus conselhos e flexibilizasse suas atitudes.

Aqui em NH esse embate já tem lado definido de berço, são poucos os progressistas que defendem a democracia. Como toda cidade pequena do interior, somos na maioria, conservadores, eu diria até… xucros! (no bom sentido) Lembro que meu finado pai, por exemplo, detestava Lula, Brizola, comunistas… etc. Ele era dessa safra, Olavo de Carvalho que nunca leu um livro de história e acredita em terra plana. Meu pai, nunca acreditou que o homem chegou na lua realmente. Acho até que se naquela época já existisse a teoria da terra plana, ele provavelmente acreditaria também.

Eu ria, achava que o velho estava pirando, mas hoje percebo o quanto cresceu essa predisposição em evitar mudanças e em não respeitar pensamentos adversos, aliás, sempre existiu e pode ser chamado de “orgulho em ser ignorante.”

Continuo rindo, pois afinal, essa é a graça da democracia e da livre expressão, da qual, Bolsonaro e Lula abusam iludindo pessoas que ainda não entenderam, ou não querem entender, como a maquina realmente funciona.

Eu proponho partirmos da máxima que, nenhum político é herói, muito menos mito. Todos são suspeitos e cúmplices de crimes lesa humanidade, mas sabe o que é ainda pior do que defender políticos? – É clamar pelo fim do direito de escolha, pelo fim da pluralidade de ideias, sugerindo que democracia é ruim, quando na verdade, a democracia é tudo o que nos resta e é o suficiente.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário