População assume a bucha: VAI TER RODEIO SIM!

Novo Horizonte é um dos berços da Festa do Peão no Brasil. Zi Biasi, Português, entre muitos outros, foram pioneiros ao investir nesse nicho e elevar, não apenas a cultura rural, mas também as tradições sertanejas e principalmente a auto estima dos novorizontinos. São conquistas arrojadas, de pessoas independentes, que infelizmente estão sendo destruídas pela administração pública. Tanto, que esse ano não ia ter festa, mas a população assumiu a bucha… e vai ter Rodeio sim!

matéria rodeio

A história é longa, mas vou tentar resumi-la – Quando o português deixou o Clube de rodeio, a instituição se enfraqueceu e logo, o recinto, e a festa, ficaram à cargo da prefeitura, mais precisamente, à mercê da administração Toyota. Em 2010, Toninho Belão também passou pela administração, mas apenas deu manutenção à essa mesma equipe que esta aí desde 2000.

No caso da Festa do Peão – A falta de articulação com a população fez a prefeitura optar por entregar nossas festas para empresários de fora, pessoas do ramo de eventos que apenas visão o lucro financeiro acima de tudo. Um absurdo, mas muitas cidades também fazem isso. O que a prefeitura não podia ter feito, era deixar que desvalorizassem as nossas tradições, nossas heranças culturais, forjadas a duras penas por nossos antepassados. Hoje, Novo Horizonte é uma cidade sem cultura, sem memória, sem tradições, e a culpa é exclusivamente da ineficiência da administração pública.

Prova disso, é o fiasco do ano passado, quando comemoramos simultaneamente 50 anos de rodeio e 100 anos de emancipação. Melhor seria não ter feito nada, pois foi um desrespeito com a população. Por outro lado, foi bom, pois também deixou claro que essa administração não consegue corresponder aos mínimos anseios do povo.

Então, inflou-se o apelo popular “volta Clube de Rodeio”, na verdade, tornou-se um lema, uma missão, pois o Clube de Rodeio é a única esperança de restaurarmos o prestigio, não só da festa, mas da cidade. Se eu fosse o prefeito, teria me livrado dessa bucha e entregado o recinto para o Clube de Rodeio, mas isso não aconteceu, e sabemos porque não é? Interesses políticos, manutenção do poder e controle… afinal, o Clube de Rodeio é oposição, aliás, praticamente toda população é oposição, só apoia Toyota quem tem rabo preso, ou não se importa com a decadência da cidade.

O Fato é que – Dar a concessão do recinto ao Clube de Rodeio, enfraquece ainda mais a já abatida e apática administração. Além disso, Novo Horizonte se tornou MIT (município de interesse turístico), mesmo sem ter investimentos na área. Na verdade, Novo Horizonte esta em analise, e as chances de perdermos o MIT e a verba para o turismo são bem grandes, pois ao invés da prefeitura criar um plano consistente, aparentemente querem apenas usar o prestigio da festa do peão para manter o MIT, e detalhe, prestigio esse, que eles mesmos destruíram. Deu pra entender porque o recinto ainda não voltou para o Clube de Rodeio?

Pois bem, esse ano a prefeitura tentou novamente fazer a “licitação” da Festa do Peão, mas nenhum empresário “sério” do ramo de eventos quis participar. Como a prefeitura não quis devolver o recinto para o Clube de Rodeio, eles também não quiseram fazer “só a festa”. Eu falei com o português sobre isso e ele deixou bem claro que não quer apenas explorar a festa, ele quer resgatar as tradições e recuperar o recinto, mas isso a prefeitura não assume, pelo contrário, fazem intrigas.

Como ultima tentativa de realizar o Rodeio, a prefeitura ainda tentou convencer a Santa Casa e outras instituições filantrópicas a se responsabilizarem pela festa e assim, burlarem algumas burocracias. A Santa Casa, apesar de passar por dificuldades, é uma instituição séria, e não quis se envolver em projetos tácitos. Foi então que surgiu o Raí Ascêncio e a RPA Moda Country.

Raí é um empresário do ramo country, ele vende roupas e acessórios o ano todo, mas durante a Festa do Peão, seus lucros aumentam, por isso, é de seu interesse que aconteça o Rodeio. Além disso, Raí sempre promoveu eventos esporádicos na cidade, ele tem conhecimento no ramo e corajosamente bateu no peito e disse: Se ninguém vai fazer, eu faço!

Na última terça feira, (21) Raí e sua esposa Ana, promoveram um coquetel de lançamento da 51º Festa do Peão de Novo Horizonte. O encontro foi exclusivo para empresários da cidade que querem apoiar o evento, pois como é sabido, a festa aquece o comercio local. Quem mais lucra são lojas, restaurantes, hotéis e postos de combustíveis. Além disso, estão dando preferência para os profissionais da nossa cidade. “A Festa será à moda antiga” disse Raí.

O destaque positivo do evento foi o discurso do Roberto Biasi, que com o microfone em mãos, exaltou a coragem do casal de empresários da RPA Moda Country e declarou total apoio da tropa WR e da Usina Estiva.

O destaque negativo ficou, claro, para a administração publica que se fez presente através de Emerson Pontes, representando o ausente prefeito Toshio Toyota, que declarou apoio, mas em contra partida, esta cobrando 20 mil reais de aluguel de um recinto, que eles mesmos abandonaram.

(…)

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogéria Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s