Tragédia Anunciada

O Bairro São José – Esplanada contrasta a desigualdade que Novo Horizonte ostenta, pois apesar de ser um local rodeado por nossas maiores riquezas, sempre foi um bairro marginalizado e ignorado, não apenas pela administração pública, mas por todos nós do lado de cá!

manifestação

Quando criança, eu ia para o Esplanada uma vez por ano, assistia a Festa do Peão e não voltava mais. Lembro das casas humildes, das ruas de terra, e numa dessas idas, ouvi uma frase que me marcou: “Vejam, aqui é uma favela!” Alguém me disse isso enquanto passávamos em frente de algumas “casas” levantadas com madeiras, papelões e cobertas com lona. Eu, que nunca havia visto uma favela de verdade, passei a temer aquele bairro.

Passaram-se 30 anos e hoje em dia, reconheço o valor das pessoas que vivem lá. Inclusive minha vó, a Dona Zilá, reside na rua Firmino Bibiano da Silva. Sei que muitos, ainda não evoluíram seus conceitos a respeito do Esplanada, evitam o bairro e só aparecem por lá durante a festa do Peão.

Apesar do São José – Esplanada, já estar asfaltado, ainda continua sendo um bairro humilde, onde a maioria das famílias não possui carros, andam a pé, ou de bicicleta. Vocês sabem onde quero chegar, não é?

A duplicação da pista era um sonho, afinal, muitas pessoas morreram naquela travessia perigosa. Todos esperávamos que a reforma trouxesse mais segurança aos transeuntes. Mas após a conclusão da obra, infelizmente piorou, pois esta decretado: “Não vai ter passarela”. Agora, ao invés dos moradores se arriscarem na travessia de uma pista, terão que atravessar duas pistas e um buraco no meio. É mole?

Segundo o DER (Departamento de Estradas e Rodagem), a quantidade de pessoas que transitam por lá, jamais justificaria o investimento em uma passarela. O máximo que podem oferecer, é a instalação de radares.

Semana passada eu fui parado por uma moradora do Esplanada, ela queria me pedir ajuda, disse que aquele cruzamento é uma tragedia anunciada e temia por seus filhos que precisam atravessar a pista para irem à escola. Além disso, não existe iluminação, é um breu só. Presenciei gestantes e mães com carrinhos de bebês sofrendo para pular aquele buraco entre as duas pistas.

“você não pode fazer nada?” – Me perguntou a senhora.

Cara, que dureza, na hora eu disse sim, que escreveria uma matéria cobrando atitudes dos responsáveis do poder publico. Mas logo que virei as costas, comecei a pensar: Poxa, nem se quer a iluminação, da qual pagamos altas taxas mensais, o poder publico prestou-se a instalar? Olha a cidade como está? O que esperar dessa gente? Naquele momento, nenhuma luz brilhava no fim do túnel do Esplanada.

Então me lembrei que, a maior empresa da cidade, a Usina Estiva, fica do lado de lá, no Esplanada. Eles não podem se calar perante um prejuízo social desses. Outra, o Clube de Rodeio está finalmente voltando, tão pouco se calarão, afinal, o Recinto fica no Esplanada.

Ajudar a APAE, a Santa Casa, é lindo e necessário, sim, mas e a Esplanada, quem vai lutar com eles perante essa injustiça? Alguns poucos vereadores foram até São Paulo na semana passada e conseguiram uma pequena, mas valiosa atenção a respeito do caso, que ainda esta longe de ser resolvido, porém, eu me pergunto: Onde está o poder executivo de Novo Horizonte?

Eu sei que essa matéria não é suficiente para mobiliza-los, quem me dera fosse fácil assim. Porém, sei que apenas uma ligação do diretor da Usina cobrando atitudes do executivo, vale mais do que 20 manifestações. E antes que alguém pegue mal comigo, sim, eu sei que não é obrigação da Usina, mas seria legal se ajudassem os moradores do Esplanada, afinal, a Usina fica do lado de lá!

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos, atuando exclusivamente na cidade de Novo Horizonte. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogéria Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s