Em 2018 não teremos Festa do peão (?)

Espero que os amantes de rodeio que prestigiaram a Festa da APAE nesse último fim de semana, tenham assistido as montarias e curtido os shows na arena, pois esse ano, isso é o mais próximo que chegaremos de uma Festa do Peão!

portugues

Foi através do pioneirismo de novorizontinos heroicos como: Zí Biasi, que tínhamos uma das melhores e mais tradicionais festas de peão do Brasil. “tínhamos” porque hoje, infelizmente, perdemos essa tradição.

Desde 2010, quando a prefeitura passou a organizar a Festa, licitações e cartas convite vem sendo usadas para escolher o empresário do ramo de eventos que vai promover e explorar a nossa Festa do Peão. O problema é que essas licitações, geralmente são combinadas, e independente de quem ganha; toda a estrutura do evento vem de fora. Praticamente nada local é usado. E ao fim, todo dinheiro arrecadado também é levado embora junto com a estrutura provisória.

Esses empresários forasteiros não estão errados, eles apenas visam o lucro acima de tudo. Quem está errando (como sempre) é a administração pública, pois não se importam com as tradições culturais, não criam comissões, não promovem audiências publicas e muito menos estão preocupados com os prejuízos que essa exploração financeira vem causando ao comercio local.

Se ao menos nos proporcionassem uma boa festa que fizesse jus aos exorbitantes preços praticados… Ok, mas a cada ano a festa fica mais cara, enquanto a qualidade só piora.

Ano passado foi comemorado 50 anos da Festa do Peão e 100 anos de Novo Horizonte. Todos esperavam “Aquela Festa” mas o que foi oferecido ficou muito aquém das expectativas.

Desde então, populares e profissionais do rodeio de todo Brasil vem pedindo “Volta Português”.

Para quem não sabe, Antônio Carlos Cristóvão, o Português, organizou a nossa festa do peão por muitos anos e ficou famoso ao colocar Novo Horizonte no circuito das grandes festas populares do Brasil.

Aclamado, Português lançou a campanha “Volta Clube de Rodeio”. Alegando que essa seria a melhor e mais justa forma de não só organizar a festa, mas também, restaurar o recinto e recuperar o prestigio.

Estava simples de resolver, a prefeitura só precisava fazer uma concessão e devolver o recinto para o Português, mas será que era isso que ele queria?

Segundo a prefeitura, eles não deram a concessão, pois o Português não teve interesse em assumir o recinto, seu interesse era apenas promover a festa, burlando assim o esquema de licitação.

Achei estranho e resolvi checar com o próprio, que indignado, me disse que só não pegou o recinto esse ano, pois não queria atrapalhar os planos da prefeitura. Garantiu que não quer apenas a festa, faz questão de assumir o recinto como sempre fez e agora, vai ser de forma vitalícia!

Segundo o Português, quem queria que ele pegasse “somente a festa” por 3 anos era a própria prefeitura, ele negou, disse que pegava só se fosse com o recinto junto. A prefeitura topou, mas depois de uma semana mudou de ideia.

Português finalizou garantindo que vai pegar o recinto e resgatar o Rodeio de Novo Horizonte, mas isso vai acontecer só a partir de janeiro de 2019.

Na boa, eu botei mais fé na versão do Português, pois cá entre nós, tá difícil acreditar nessa administração, né? Eles não conseguem nem concertar os buracos que as chuvas de janeiro causaram, quanto mais administrar uma festa dessas proporções!

Recentemente Novo Horizonte se tornou M.I.T. (município de interesse turístico) mesmo sem termos nenhum atrativo, ou projeto turístico em desenvolvimento. Com o dinheiro do MIT, em vez de criarem um autentico projeto turístico, não, quase tudo está sendo gasto com a construção de um muro, que tem a finalidade de fechar o recinto, que mesmo abandonado, ainda nos custa 8.000 por mês. É mole?

Eis o dilema – Se o prefeito e seus diretores já declararam que não tem capacidade para administrar o recinto, muito menos promover a Festa de Peão… Quais os motivos dessa resistência para que o Clube de Rodeio Assuma? Tá na cara que é politico. Não precisa ser muito esperto para entender que essa concessão vai fortalecer a oposição.

Por isso, já vou logo avisando: Esse ano provavelmente não teremos Festa do Peão, pois diante de tantas irregularidades administrativas, denuncias, escândalos e boicotes… Nenhum empresário sério do ramo de eventos vai querer participar da licitação que está marcada para o próximo dia 13. A única saída será a prefeitura bancar a festa, assim como fez em 2015 e foi um fiasco.

Mas como eles bancariam uma festa, se os próprios, insistentemente usam sempre a desculpa da falta de dinheiro para justificar tudo o que esta errado na cidade?

 

Essa matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e no Facebook NH News.

Assine o NH News Podcast

iOS
Android

Se preferir assinar manualmente, o endereço do feed é:

https://feeds.feedburner.com/nhnewspodcast

Quer receber as novas matérias faladas pelo whatsapp? Click aqui e confirme a mensagem.

Essa matéria teve o apoio da Loja Seu Estilo, roupas masculinas e femininas. A loja Seu Estilo fica localizada no Jardim São Benedito, logo acima do cemitério municipal, na rua Anthonio Pedro Thomitão, 473. Curta a página da loja Seu Estilo no facebook e fique por dentro das novidades.

A produção do Nh news é minha, Gilson de Lazari, e a edição é do Rogério Silva.

Até a próxima!

Anúncios

Um comentário em “Em 2018 não teremos Festa do peão (?)

  1. A festa tradicional tem q continuar. Sempre foi ym orgulho dizer q NH tinha uma das melhores festas do Brasil.
    É impressionante a incompetencia da adm pública. E num momento no qual vivemos uma crise de representatividade em pleno ano eleitoral. E não existe um sistema para substituir nem no Brasil e nem no mundo.
    #voltafestatradicionaldeNH

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s