A população de NH é boba, ou só inocente mesmo?

Um morador de Matão fez alguns vídeos em NH para alertar os moradores de lá sobre um possível golpe político. Enquanto isso, um abaixo assinado circula pelas redes sociais visando encontrar os responsáveis pela falta de dinheiro na cidade, mas ao invés do executivo, o alvo, é o legislativo. Nós somos bobos, ou só inocentes?aline

No ano de 2014, meio na loucura, comecei contestar os políticos de NH e acabei mexendo na ferida de alguns. Hoje fico feliz em ver cidadãos(a), também, mexendo nessas feridas, algumas até já necrosadas.

A população finalmente entendeu que da resultado manifestar-se publicamente pelas redes sociais, afinal, estamos todos conectados; opositores, defensores, politiqueiros e principalmente eleitores. Não é nada bom para os políticos, terem suas imagens denegridas nas redes sociais. Por isso, a maioria deles tentam, sim, resolver e esclarecer os impasses. Mas aqui em NH nós temos um político diferente. Nosso prefeito prefere não se manifestar, ele evita falar com as pessoas ou emitir notas de esclarecimento. Essa deve ser uma boa estrategia, visto que já foi reeleito 3 vezes.

Protestar na internet, na maioria das vezes ajuda. O único problema é que poucos se preocupam em apurar se aquela noticia compartilhada é verídica. Todavia, esse ônus é pequeno comparado ao prejuízo que temos com a falta de fiscalização do poder executivo. E pode parecer básico, mas muitos ainda não entenderam, ou não querem entender as principais funções de um vereador:

1- fiscalizar o prefeito.

2- Aprovar leis municipais de acordo com os interesses da população.

É por isso que a câmara de vereadores se chama poder “legislativo”, enquanto o poder “executivo” é a prefeitura, responsável por executar os projetos de lei, fazer pagamentos, licitações, e dar transparência aos seus atos. Ambos, executivo e legislativo, respondem ao terceiro poder, o “jurídico”. Do qual deve (deveria) julgar com rigor os casos de improbidade. Fácil de entender, né? Só que não!

Aqui em NH a coisa tá feia. Nossa cidade nunca foi tão mau administrada (pelo menos é o que dizem os mais antigos). Eu nem comento mais as mazelas do executivo, pois seria redundância da minha parte. Felizmente, ainda tem gente com gás pra isso.
Esses dias recebi várias mensagens sobre um tal “abaixo assinado” cujo o propósito era reduzir os subsídios dos vereadores. Gostei, e resolvi assistir o vídeo explicativo que está no Facebook. Nele, a organizadora se diz indignada; faz criticas à oposição e sugere uma investigação nas contas publicas. O vídeo tem quase 20 minutos, as explicações são confusas e um tanto quanto sentimentais. Não quero criticar a iniciativa popular, e sim incentiva-la, porém, não pude deixar de notar um interesse viés em amenizar as responsabilidades do executivo (prefeito).

Tá certo que os vereadores de NH, NEM DE LONGE, representam os interesses da população, além de chapa branca, a maioria só estão lá para defender o prefeito. Uma lástima!
Mas sabemos quem é o principal responsável pelo caos que a cidade se encontra. Pelo menos eu sei! E não é o legislativo, é o executivo, ou seja, o prefeito. Ele é o responsável maior por tudo o que acontece na cidade, pois indicou as pessoas que estão à frente de cada setor. Pode até ser um bom médico, mas isso jamais o transformará em um bom prefeito.

Em outubro de 2016 tivemos a oportunidade de mexer o molho e trocar essa água suja. O certo mesmo seria ter recomeçado do zero, para não dizer “entregar a cidade de volta aos índios”, já que ela já esta nas mãos de um.

Perdemos uma ótima oportunidade de sacudir o carrapatos, principalmente no ineficaz e preguiçoso setor executivo. Mas como não o fizemos, bola pra frente. Agora só restou aos cidadãos politizados continuarem fazendo a parte que os vereadores não fazem: fiscalizar para que as coisas não piorem ainda mais e torcer para que esse mandato desastrado acabe logo. A realidade é amarga, principalmente pra quem consegue compreender como tudo poderia ter sido diferente.

Um vídeo gravado por um cidadão de Matão circula nas redes sociais, nele, moradores de Novo Horizonte que adquiriram lotes do deputado Zerbine se dizem enganados. O vídeo aparentemente foi feito pela oposição de Matão para alertar os moradores sobre uma possível cilada. Quando assisti, fiquei profundamente envergonhado, mas também com um sentimento misto de revolta e pena das famílias que lutam por uma moradia digna.

Como produtor áudio/visual, trabalhei nas eleições municipais de 2016, e estive com o secretário de habitação, Rodrigo Garcia, para registrar o seu compromisso em trazer casas do CDHU para Novo Horizonte. Já faz tanto tempo que NH não é contemplada, que muitos se quer lembram que habitação é um direito constitucional de todos os brasileiros. O último conjunto habitacional do CDHU em NH, foi o bairro Nova Jerusalém, conquistado através de muito trabalho e articulação política há mais de 20 anos atrás.

Quando assisti o vídeo do cidadão matonense lembrei desse encontro e pensei nessas famílias, que com muito sacrifício compraram seus lote no esquema proposto pelo Zerbini. Lote que encontra-se na área rural, sem infraestrutura, sem previsão de entrega e envolto num sórdido esquema eleitoreiro. É ainda mais triste pensar que hoje, essas famílias poderiam estar morando em suas casas próprias, num bairro estruturado, dentro da cidade e pagando apenas 50 reais por mês com o benefício do CDHU. Reeleger Toyota e sua turma foi um baita vacilo.

Mas sob o leite derramado não temos muito o que fazer, a lição que fica é valiosa, mas o que me arrepia é saber, que para muitas dessas famílias bastarão apenas mais algumas  poucas promessas em outubro para que entreguem novamente seus valiosos votos aos mesmos políticos.

Alguns podem até ser inocentes, mas a maioria…

(publicado no Jornal A Tribuna NH)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s