Diretoria de Cultura cumpre promessa

Aqui em Novo Horizonte nós temos um garoto com um talento nato para a pintura, seu Nome é Hugo, ele pinta quadros na oficina mecânica do pai desde os 5 anos de idade. Essa semana, Hugo e a Diretoria de Cultura organizaram o primeiro “Vernissage” de Novo Horizonte.  31317991_2447671071925572_6030274516129677312_n

No dia 13 de dezembro de 2017 a TV Tem, filial da TV Globo, exibiu uma matéria mostrando a rotina do novorizontino Hugo Miguel Feliciano, na época com 8 anos. Hugo faz pinturas a óleo na oficina mecânica do pai, um lugar inóspito para se criar uma arte assim… tão refinada. Fascinados com o talento do menino, amigos e familiares enviaram fotos dos quadros de Hugo para a emissora que se interessou pela história e marcou uma entrevista.

Ao saber da matéria, injustamente, funcionários da prefeitura providenciaram cartazes de apoio com o logo da diretoria de Cultura, que até então, nada havia feito pelos artistas da cidade. Eu cheguei a publicar uma matéria falando sobre Hugo e o desdém da prefeitura com os artistas locais. “Artista plástico de 8 anos é noticia na TV TEM”

Após a reportagem ser exibida, o garoto Hugo foi convidado para participar de outro programa da Globo “Encontro com Fátima Bernardes”, diferente da TV Tem onde a abrangência é apenas regional, desta vez, a arte do menino de Novo Horizonte foi mostrada para todo Brasil em rede nacional.

24989410_10214879076713135_340861328_n

Com toda euforia causada pelo reconhecimento merecido de Hugo, a prefeitura em nota, anunciou que até março de 2018 promoveria uma exposição com seus quadros. Eu juro que duvidei, mas fui surpreendido pela primeira vez. No último dia 24, a prefeitura alugou a sede social da SOREPRIMA e promoveu o que chamaram de 1º Vernissage de Hugo Miguel Feliciano. “Vernissage” é um termo “chic” usado para definir o pré lançamento de uma exposição de arte.

Além de Hugo, também foram convidados alguns artistas da cidade que abrilhantarem ainda mais o evento. Pena que sempre são os mesmos que já fazem parte do circulo de influência da prefeitura. Mas pouco importa, importante mesmo é que fizeram a exposição de Hugo conforme haviam prometido. Quero parabenizar os envolvidos e incentivar para que tenhamos mais eventos como esse e que sejam reconhecidos todos os outros artistas plásticos da cidade, os músicos, escritores, atores, dançarinos, enfim, todos os artistas de Novo Horizonte independente de terem aparecido na TV ou não.

Rogo para que a administração municipal deixe de ser seletiva e passe a ser abrangente e deixo um apelo para que nossos edis fortaleçam os setores de Turismo e Cultura, valorizando não apenas as tradições da nossa cidade que estão se perdendo, mas também a classe artística que é pouco reconhecida e incentivada. Nossos artistas merecem e agradecem.

Parabéns para a Prefeitura, em especial para a Diretoria de Cultura por cumprir sua promessa, sabemos que isso é raro de acontecer.
E mais uma vez, parabéns pro menino Hugo, que continua sendo nosso herói mirim da Cultura.

Publicado no Jornal A Tribuna NH

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s