Podcast é a nova mídia que vai dominar o Brasil

“Alá o Gilsão inventando moda de novo” (…) Nada disso caro leitor, eu garanto que podcast é o futuro da comunicação mundial. Nos EUA cresceu 80% em 2017, no Brasil ainda estamos engatinhando, mas em constante evolução. Vou explicar o que é, pra que serve, e talvez você tenha vontade de ouvir um podcast para conhecer.  Dollarphotoclub_listentopodcast-1920x1280

Podcasts, são episódios de programas com temas variados. Eles são gratuitamente distribuídos em formato de áudio (MP3), que podem ser baixados em computadores, tablets ou smartphones. Os temas vão desde politica, história, curiosidades, até, quadrinhos, games, futebol, etc. Na prática, é bem parecido com um programa de rádio, a vantagem é que no podcast você escolhe o tema e o momento que quer ouvir. A podosfera começou a ganhar força no Brasil em 2005 despretensiosamente, apenas para a circulação de ideias. Hoje, esse clima permanece, mas muitos podcasters (como é chamado quem faz podcast) viraram empresários, pessoas influentes e até ídolos. É um nicho que no Brasil, está em plena adaptação.

Em 2015 fui convidado para participar do Plaf2play um podcast sobre musica produzido aqui em NH por Rogerio Silva (cocão) e Marco Aurélio Monteiro (lelo). Infelizmente eles pararam, mas desde então fiquei mais atendo sobre o formato e acabei virando fã.

Um podcast tem duração média de 30 a 60 minutos. Muitos podem pensar que é longo, mas quando você começa ouvir; se o tema e o narrador(a) forem bons… já era, você não consegue mais parar. Eu ouço podcast enquanto faço outras atividades. Coloco meus fones de ouvido e me divido em dois, dando dupla utilidade para aquele momento. Logo, passei a ser um defensor… o podcast não apenas complementa as informações de determinado assunto, ele também pode substituir a sua fonte de pesquisa. Vou dar um exemplo:

Eu precisava escrever uma matéria sobre o menino Hugo, o jovem pintor novorizontino de 8 anos. Hugo usa a técnica de pintura a óleo, algo da qual eu não entendia nada. Você pode pensar – A internet está aí pra isso, é só pesquisar no Google, eu concordo, mas naquela semana “tava osso”, foi aí que resolvi procurar um podcast sobre o tema – logo me deparei com a história de Leonardo da Vinci no podcast Escriba Café e pensei: “vou ouvir só um trecho enquanto preparo o almoço para as crianças”. Ao fim do podcast eu estava catatônico, uma lagrima escorria de alegria e eu pensei: “Da Vinci é incrível, como pude passar tanto tempo sem conhece-lo?” E como bônus… o almoço estava pronto e a louça lavada.

Analisem: Na TV você precisa ouvir e ver, pois as informações se complementam, o mesmo acontece no You Tube. No rádio dependemos da programação da emissora. No jornal, nos livros e na internet usamos a visão para a leitura e a concentração para compreende-las. O podcast é o único que se adapta na função multi tarefa pois a locução facilita a compreensão. Você pode baixar o arquivo de áudio que tem em média 20 megas, salvar no seu pen drive e ouvir no carro por exemplo. Ou salvar no seu smartphone e ouvir na academia, eu, prefiro ouvir enquanto executo tarefas básicas que não exigem muita concentração, mas antes que algum engraçadinho venha com piadinhas… saibam que meus pratos são até elogiados aqui em casa 😁.

Ouvir podcast me motivou a resgatar um projeto antigo que eu havia engavetado O Clube da Musica Autoral. Um programa de rádio que agora foi adaptado para o formato podcast. Será uma temporada com 10 episódios, os primeiros já estão quase prontos. O objetivo do meu podcast é fornecer conteúdo informativo e relaxante para ser ouvido enquanto fazemos nossas tarefas básicas.

Vou deixar os links dos podcasts que eu citei, quem sabe é isso que faltava para você voltar a estudar, ou até mesmo tornar mais produtivas suas tarefas penosas!

Mas cuidado, podcast vicia mais que série da Netflix.

(Publicado no Jornal A Tribuna NH)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s