Centro Cultural recebe exposição do artista novorizontino Chico Lopes

A noite chuvosa de sábado não ofuscou a estrela de Chico Lopes no lançamento da exposição Asas e Devaneios no Centro Cultural Gino de Biasi Filho.

02.jpg

Escritor, pintor e crítico de cinema, Francisco Carlos Lopes ou “Chico do Caderninho”, como ele mesmo gosta de lembrar, conduziu com simpatia e humor o lançamento acompanhado de coquetel da sua exposição que nos conta um pouco de cada fase do artista plástico novorizontino. Saudosista, não faltaram histórias ao lembrar dos tempos de infância e boêmia pelas esquinas da nossa cidade.

 Chico nasceu no dia 06 de maio de 1952, estudou no antigo Colégio Comercial Mario Florence onde se formou como contador, mas nunca exerceu, o que ele queria mesmo era desenhar. Ficou conhecido na cidade por estar sempre com seu caderninho à tira colo escrevendo ou desenhando seus primeiros devaneios que lhe deram o simpático apelido de Chico do Caderninho. Casou-se em 1991 com Maria Vitória da Costa Lopes e em 1992 trocou seu horizonte por um novo ao se mudar para Poços de Caldas (MG) onde teve a oportunidade de apurar e desenvolver seus conhecimentos pela sétima arte tornando-se tradutor e crítico de cinema.

25.jpg

 Ao visitar a exposição é impossível não notar a referência dos pássaros presentes na maioria dos seus quadros e ao ser questionado se isso era vontade de voar, Chico, com humor, confirmou – “São minhas asas” em referência ao nome da exposição. Cinéfilo, também lembrou com orgulho das sessões do extinto Cine Bandeirantes e como os filmes que assistiu naquela tela influenciaram a sua vida e sua arte. Como escritor já publicou 10 livros de sua autoria e traduziu 36 romances do inglês para o português.

 O evento tornou-se ainda mais especial com o lançamento da segunda edição de “A Sala Escura”, seu livro de crônicas cinematográficas que vem com um apelo “PELA VOLTA DO CINEMA EM NOVO HORIZONTE”. Alguns exemplares foram montados especialmente para o evento e vieram acompanhados de um pen drive com os episódios do programa “Resenha Falada” que traz analises e críticas de filmes clássicos, apresentado por Chico Lopes e Tirso Florence de Biasi.14.jpg

Asas e Devaneios conta com 54 telas e desenhos, é a maior exposição já feita de Chico Lopes até hoje e faz parte das comemorações do centenário da cidade. A exposição foi co-realizada pela Associação Cultural Sebastião de Godoy e produzida pela IDéa Projetos tendo o apoio cultural da Rede Big Mart, Droga XV e Raul livros & Materiais Pedagógicos e ficará em exibição do dia 04 ao dia 18 de novembro no Centro Cultural Gino de Biasi Filho que fica aberto de terça a sexta das 8:00 as 17:00 e sábado das 9:00 as 13:0

(publicado no Jornal A Tribuna)

 

Anúncios

2 comentários em “Centro Cultural recebe exposição do artista novorizontino Chico Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s